Pão Alentejano, uma caminhada no passado

O Pão, é um dos símbolos mais característicos do Alentejo. É uma ligação partilhada com a cultura e o património da região. É habitual dizer-se, que “se não há pão, não há que comer”. Para os alentejanos, este alimento é algo que não pode faltar numa refeição.

Curiosidades sobre Pão Alentejano

Na Península Ibérica, foram os romanos que estimularam a produção deste produto. Sob o mesmo ponto de vista, foram estes que introduziram o fermento (que na altura, era feito a partir da espuma da cerveja) no procedimento da sua confeção.

Com a invasão dos mouros em Portugal, assinalou-se na alimentação uma cultura muito muçulmana, aliando-se assim com a gastronomia alentejana. Se hoje, gostamos de acompanhar este alimento, com vários molhos, devemos aos mouros, que passaram para todos nós este tipo de costumes. Aliás, foram estes que nos transmitiram a saborear o azeite.

Pode ainda ficar a saber que ao longo da história do nosso País, a classe social de uma pessoa poderia ser discriminada pelo Pão, assim para a classe baixa era associado um mais escuro. Pelo contrário, a classe alta era associada ao mais claro.

Saiba ainda que, para os crentes na religião Católica, este é o símbolo do corpo de Deus?

No passado, o consumo deste produto era muito restrito, pois nem todas as pessoas  podiam comprar o Pão que desejassem. Nessa medida, o que era feito de trigo era só para um grupo restrito de pessoas com determinadas características sociais. Por outro lado, os de centeio eram feitos para toda a gente. Propositadamente ou não, era o mais caro.

Hoje em dia…

O Pão, é um alimento que não possui uma altura específica para o comer. Percorre desde a entrada ao prato principal, ou desde o pequeno almoço até ao jantar, serve de petisco ou como acompanhamento do prato principal.

Saiba ainda que, existe alguns Alentejanos que ficam ofendidos quando denominam um Pão normal de Alentejano.

Se gostaria de saber mais sobre esta temática, ou até aprender como fazer um bom Pão Alentejano, no Convento do Espinheiro no dia 9 de junho pelas 10:30 irá ter a oportunidade de o fazer.

+351 962 098 149
Sojern Image Pixel