Data:

Domingo, 05 de Janeiro pelas 09h

Igreja de Nossa Senhora do Espinheiro

Missa Dominical

A origem do Convento do Espinheiro está ligada a uma lenda que relata a aparição de uma imagem da Virgem sobre um espinheiro, por volta de 1400. Em 1412 foi mandada edificar uma ermida em honra de Nossa Senhora e dada a crescente importância deste local como ponto de peregrinação, no ano de 1458, durante o reinado de D. Afonso V, foi fundada a igreja e posteriormente o convento, o qual foi povoado por monges da Ordem de S. Jerónimo.

 

 

Sábado, 25 de Janeiro pelas 16h

Tasca do Chef

Aula de Cozinha Alentejana com Chef Jorge Peças

Os participantes, munidos de frescos ingredientes onde se destacam as ervas aromáticas cultivadas na horta do convento, embarcam numa viagem de sabores onde eles próprios confeccionam velhas receitas caseiras sob a orientação do Chef.

A recompensa é dada sob a forma de conhecimento, que um dia lhes permitirá “quiçá”, partilhar com os amigos aquilo que aqui aprenderam sobre a deliciosa Cozinha dos Ganhões.

 

 

Domingo, 26 de Janeiro pelas 10h30

Restaurante Olive

Workshop de Pão Alentejano

Durante muitos séculos, os Monges Jerónimos que habitavam o Convento do Espinheiro preparavam o seu próprio pão com as características que tornaram o tradicional pão alentejano tão famoso.

Agora é possível pela manhã, reviver esses tempos de outrora com o nosso Chef, que transmite aos hóspedes os conhecimentos ancestrais da arte de bem amassar a rústica farinha de trigo com o fermento lêvedo da cozedura anterior. Cada cliente, mete literalmente a mão na massa e tal como faziam os nossos Monges transforma o fino pó de farinha branca numa massa fofa e gostosa de trabalhar.

+351 962 098 149
Sojern Image Pixel