Fins de semana de gastronomia e cultura

Em Janeiro, os eventos no Convento do Espinheiro oferecem aos hóspedes a oportunidade de experimentar a culinária e os vinhos típicos do Alentejo, através de uma aula de culinária e degustação de vinhos. Serão apresentadas as características da gastronomia e vinhos da região, com ingredientes locais e métodos tradicionais.

Aproveite o primeiro mês do ano para se conectar com a natureza e a gastronomia no Convento do Espinheiro. Em Janeiro disponibilizamos atividades voltadas para a produção e degustação dos principais pratos típicos do Alentejo dentro do nosso hotel. 

Primeiramente, o sucesso da gastronomia alentejana parte da mistura de produtos da região confecionados pelas mãos sábias dos alentejanos. Este dom culinário advém de anos duros que se viviam no campo, com recursos económicos escassos. Assim, a gastronomia alentejana tornou-se simples, mas com o seu toque imaginativo de confecionar ingredientes da época. Nesse sentido, o objetivo é conceber pratos cujas origens são claras de distinguir. Existem ingredientes indispensáveis para a prática deste tipo de cozinha tradicional, como as conhecidas carnes de porco e borrego. Os temperos indispensáveis são o azeite, coentros, poejos ou orégãos, cultivados em campos, através de técnicas ancestrais. E claro, não podemos desprezar o pão alentejano que satisfaz as delícias tanto dos residentes como dos visitantes! 

Nada melhor do que acompanhar estes pratos principais e sobremesas, com a vasta panóplia de vinhos produzidos no Alentejo, em solos pardos mediterrânicos. Surpreendentes pela qualidade, cor e exuberância de aroma. Este hábito de produção e consumo foi um legado deixado pelos romanos, tornando a região rica e diversa reconhecida em qualquer canto do mundo. 

Nesse sentido, para tornar esta viagem gastronómica em algo marcante, o Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa preparou para si, dois fins de semana no mês de Janeiro, para que possa aproveitar para relaxar da azafama das épocas festivas vividas em Dezembro, e saborear a comida e os vinhos produzidos na região do alto Alentejo. 

  

  • Aula de cozinha alentejana  

Eventualmente, para que possa aprender mais sobre a confeção de alguns destes pratos característicos da gastronomia alentejana, o Convento do Espinheiro convida-o a realizar uma aula de cozinha no restaurante do hotel, no próximo dia 14 de Janeiro. Neste espaço aprenderá a preparar algumas destas receitas, guiado pelo nosso chef Jorge Peças, um entendedor nato da gastronomia alentejana. Não perca a oportunidade de adquirir conhecimento e impressionar nos jantares e almoços de família e amigos. 

  • Tertúlia com vinhos de produtor do nosso Alentejo 

Desfrute de uma tertúlia ao redor dos vinhos de produtores da nossa planície alentejana dentro da adega do Convento, onde irá saborear as castas frescas e típicas da região, no decorrer do dia 21 de Janeiro. Poderá escolher entre os vinhos tintos, caracterizados como encorpados e aveludados, os suaves e elegantes vinhos brancos. Além disso, ainda pode escolher os frutados e atraentes vinhos rosé, para apreciar junto da melhor companhia.  

  • Tour a Évora 

Para encerrar estes dois fins de semana da melhor maneira, poderá desfrutar de uma visita guiada à bonita cidade de Évora, a decorrer nos dias 15 e 22 de Janeiro, onde irá conhecer os seus ex-libris, e a explicação minuciosa da história dos locais que fizeram com que esta região alentejana fosse considerada Património Mundial pela UNESCO. Relembramos que os lugares são limitados, e por essa razão, terá de fazer a sua inscrição antecipadamente para garantir a presença nesta experiência cultural. 

Em conclusão, estas são algumas das opções que encontra ao seu dispor para que usufrua de um fim de semana no Convento do Espinheiro. Aproveite e faça a sua reserva através do nosso site, por e-mail reservas@conventodoespinheiro.com, ou por linha telefónica através do número +351 266 788 200. Para que esteja sempre a par das novidades e ofertas que o hotel Convento do Espinheiro tem para lhe oferecer, aconselhamos que nos siga no nosso blog, e nas nossas redes sociais Facebook e Instagram. 

 

+351 962 098 149
Sojern Image Pixel