Prova de vinhos, o que é?

Surpreendentemente, pode parecer um pensamento muito questionável, mas na realidade há muitas pessoas que não sabem o que fazer no decorrer de uma prova de vinhos. O comportamento esperado, é esse mesmo, provar, saborear e essencialmente desfrutar do momento.

Espera-se também que da parte do consumidor haja uma avaliação positiva ou negativa em relação aquilo que experimentou.

As sensações:

Antes de tudo, saiba que as sensações são o elemento principal de uma prova de vinhos. No decorrer de um evento destes, é esperado do consumidor 3 sensações: o olfato, a visão e ainda o paladar. Nenhuma delas deverá ser hierarquizada, devem sim ser analisadas em conjunto, como um todo.

O sentido da Visão numa prova de vinhos:

Explicando com mais pormenor o que foi acima referido, o sentido Visão (que muitas vezes é menosprezado, pelo consumidor), dá-nos uma informação muito importante. O tom que o vinho apresenta indica o seu nível de maturidade, diz-nos de uma forma ampla o tempo que o mesmo possui.

Curiosidade:

No que diz respeito aos vinhos brancos, quando iniciam o ciclo de vida tem uma cor amarelada (a tender para o branco). Com o decorrer do tempo irá passar para uma cor amarelo mais vivo. Não se adequa a toda a variedade de vinhos brancos, uma vez que depende do tipo de uva utilizada.
Por sua vez, no vinho tinto, podemos analisar que quando são mais novos estes têm uma tonalidade mais roxa e que com o passar dos anos, este se torne num tom mais avermelhado.

Características do vinho que este sentido é capaz de detetar

Limpidez

É muito importante, porque é capaz de detetar partículas, ou seja, capaz de analisar a sua limpidez. Se há existência destes resíduos, poderá significar que esse mesmo vinho não está na sua melhor performance. No entanto, é importante referir que há vinhos que não deve ser dada a importância a esta característica. Por exemplo, como o Vinho do Porto e os vinhos Bordeaux.

Transparência

É determinante observar a sua transparência, dessa forma percebemos se o vinho é turvo ou não. Se for turvo, saiba que existe uma certa probabilidade de não se apresentar nas suas melhores condições.

Viscosidade

Uma das características que deve ocupar uma grande importância é a viscosidade, ou seja, deverá agitar gentilmente o copo. Observe atentamente as paredes do seu copo. Se este escorrer vagarosamente significa que o teor de álcool é elevado, se o contrário acontecer significa que o teor de álcool é menor.

Brilho

Em último lugar, podemos verificar a existência de brilho, uma vez que é um resultado das três funções acima referidas.

Todavia, saiba que grandes vinhos apresentam estas três características.

 

Nos próximos artigos, iremos continuar a falar das sensações numa prova de vinhos. Assim, iremos dar lugar ao paladar e ao olfato.

Se gostava de participar numa Prova de Vinhos, fique a saber em primeira mão que dia 20 de julho pelas 18:00 horas no Convento do Espinheiro irá realizar-se uma.

+351 962 098 149
Sojern Image Pixel